domingo, 30 de outubro de 2022

Há mensagens cujo destino é perder-se

Há mensagens cujo destino é perder-se,
palavras anteriores ou posteriores ao destinatário,
imagens que saltam do outro lado da visão,
signos que apontam para cima
ou para baixo do alvo,
sinais sem código,
- mensagens embrulhadas em outras mensagens,
gestos que chocam com a parede,
um perfume que retrocede
sem achar a sua origem,
uma música que se derrama sobre si mesma
como um caracol definitivamente abandonado.

Mas toda a perda é o pretexto de um achado.
As mensagens perdidas
inventam sempre quem deve encontrá-las.

Roberto Juarroz


3 comentários:

  1. Por essa razão às vezes há um esvaziamento de sentido nas palavras e da importância que lhes damos. Além do pseudo ou não fingimento poético, muitas vezes nem o próprio se reconhece na perspetiva do espectador. Daí a importância da presença, naquilo que revela sobre o que as pessoas são em interação, tantas vezes diferente o seu autoconceito daquilo que dele é percecionado. Como alguém disse, a dúvida socrática mata o verdadeiro conhecimento.
    P.

    ResponderEliminar
  2. Na mesma rua

    Falas de fogo
    E eu
    Sem querer
    De solidão
    Tu só palavras
    Eu estendo a mão

    Mas se te faz feliz
    Este desencontro
    E dizeres
    Ora o contrário
    Ora o direito
    Do assombro
    A mim
    ora me arde o peito
    E fujo
    Ora se me rasga a camisa
    E grito
    E sempre volto
    Às palavras que são minhas
    Porque não sei onde acabam
    Nuas
    E começam as tuas

    P.

    ResponderEliminar
  3. Nunca percebi esses versos

    Se sou eu que não entendo
    Este verso e reverso
    Se sou eu que te prendo
    E me vês perto
    Dançar na praia
    Com a espuma do tempo
    E se não me buscas
    Na rua e na porta
    Se não me agarras
    Não achas certo
    É melhor ir-me
    E como pedes
    Dar-te paz
    Deixar-te solta
    Ficar deserto de ti

    P.

    ResponderEliminar

Ave, Maria

Gosto de pensar, Maria, que também a tua fraqueza sustém a tua força, que soubeste aceitar atravessar tantas incertezas, fazendo aderir o te...