quinta-feira, 7 de abril de 2022

Finalle: allegro

Seja como for, é triste que a juventude tenha passado.
Tchekov


Eu ia para o amor e deste-me sexo, grande porra
a minha vida...
Isto ia ser o começo de mais um poema
sobre a idade das trevas.
Mas agora vou deitar no contentor do lixo
estes óculos escuros e falar de coisas
mais felizes como, por exemplo, a dor nas costas
que hoje me atormenta, pois dessa
conheço bem o significado.
(Foi ontem, ao empurrar uma estante;
a minha vida parece resumir-se a isto:
deslocar dúvidas de um quarto para outro.)
Mas não - sejamos justos - nem tudo são aspas,
nem tudo são vespas, nem tudo são mordaças.
Antes quero, na verdade, prestar homenagem
à minha senhora, ao junco de sal
onde temos morado. É ela quem sossega
o nervosismo dos meus versos e me oferece
biscoitos, chá preto, o beijo mais longo
debaixo do sol. Se vocês a conhecessem,
não afirmariam outra coisa senão a glória
(mesmo imerecida) de ser amado por quem sabe
que, na vida, apenas o amor nos poderia salvar
e o resto, já sabem - mentira.

José Miguel Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Invictus

Out of the night that covers me, Black as the pit from pole to pole, I thank whatever gods may be For my unconquerable soul. In ...